Meu Blog

4 dicas de gestão de resíduos em obras

A construção civil é uma área extremamente importante para o desenvolvimento de um país. E, exatamente por esse motivo, ela vem apresentando um grande crescimento no Brasil, especialmente após a grande valorização imobiliária dos últimos anos e o investimento de empresas internacionais em nosso território.

No entanto, podem surgir diferentes dificuldades durante a realização de uma obra. E, talvez, a mais complexa de se lidar seja a gestão de resíduos. Para evitar danos ambientais, acelerar os processos e até evitar prejuízos, é indispensável ter uma boa gestão do material que é dispensado da construção.

Quer aprender como fazer isso de maneira correta e eficiente? Confira o post de hoje!

1 – Aposte no planejamento

O primeiro passo para uma gestão eficiente de resíduos é fazer um bom planejamento. O ideal é traçar, junto aos profissionais responsáveis pela obra, especialmente o engenheiro e o mestre de obras, um cronograma bem definido. Dessa maneira, você evita que se compre material desnecessário e reduz a quantidade de sobras, gerenciando a saída e entrada de produtos — além de ter maior controle sobre o fluxo de escórias. Outro ponto positivo que adotar tal atitude viabiliza é que a execução do trabalho seja bem-feita, limpa e com impactos menores no meio ambiente.

2 – Evite acúmulos

Outro grande erro cometido em construções e que torna muito mais difícil o gerenciamento dos entulhos é quando os resíduos se acumulam. É preciso atenção quanto a essa questão — se você não ficar de olho, em pouco tempo acabará com montanhas de restos bem difíceis de remanejar. Para evitar essa situação, deixe claro para a sua equipe que, ao fim de cada jornada, os resíduos precisam ser corretamente acondicionados e descartados.

3 – Recicle os resíduos

Em tempos de sustentabilidade em voga, apostar na reciclagem é uma excelente ideia. Isso não só serve como estímulo para gerir melhor o entulho, como também deixa a empresa com uma visão muito mais positiva no mercado.

Nas sobras e resíduos há de tudo: azulejos, latas, concreto, telhas, cimento, cerâmicas, e o que muita gente não sabe é que praticamente 90% desses materiais podem ser reaproveitados. Se houver itens intactos, a economia já vem de cara: separe-os e mande-os diretamente para outra obra. Já os que sofreram danos devem ser embalados e, posteriormente, enviados para reciclagem.

4 – Use materiais sustentáveis

Uma das tendências da Construção Civil é utilizar materiais que causem menos impacto na natureza. A modernidade vem trazendo uma série de alternativas que, além de serem econômicas, não geram praticamente nenhum resíduo.

Esse é o caso do cimento pré-fabricado. Ele é feito fora do canteiro de obras e utiliza praticamente apenas escórias e produtos naturais em sua fabricação. É uma opção muito mais inteligente, que contribui para a redução do desperdício, pois já chega na quantidade desejada. Ele também diminui a quantidade de lixo e sujeira, já que não é mais necessário sequer destinar uma área específica na construção para fabricá-lo.

Tomando essas atitudes, você conseguirá ter uma gestão muito mais precisa dos resíduos, possibilitando uma economia e evitando problemas para a sua obra. São dicas simples, mas que fazem muita diferença ao tornar o seu projeto mais preciso e limpo.

Você está fazendo algo para reduzir o impacto ambiental das suas construções? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você aprendeu como gerir de maneira otimizada os resíduos da sua obra, aproveite e conheça um pouco mais sobre oconcreto pré-fabricado!

 

Posts Relacionados

1 comment

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.