Meu Blog

4 dicas para fazer um cronograma físico–financeiro de obras

O cronograma físico–financeiro de obras é uma ferramenta criada para auxiliar os gestores de obra a gerenciar os custos e os prazos de suas construções. Portanto, é indicado a todos os responsáveis pelo fluxo de elaboração, gestão e revisão de obras.

Ele é muito útil para elencar os prazos de cada fase, tarefa e atividade do projeto de construção, assim como seus custos. Então, a partir das informações do cronograma físico–financeiro, você pode gerar um diagrama de Gantt e fazer um resumo do custo acumulado do projeto. Muito útil, não é mesmo?

Confira, então, algumas dicas para fazer um cronograma físico–financeiro de obras:

1. Defina previamente todas as atividades da obra

O primeiro passo é realizar a Estrutura Analítica do Projeto, uma listagem de todas as atividades que precisam ser concluídas para que o projeto seja finalizado. Mas, afinal, como definir uma atividade?

Bem, não há um conceito preestabelecido e tudo dependerá da cultura da sua empresa, porém o ideal é agrupar as tarefas que demandam os mesmos insumos e serviços profissionais. Então, pode ser mais geral, como uma atividade denominada “fundações”, ou mais detalhado, como “perfuração de estacas”, “concretagem de estacas”, etc.

2. Otimize o cronograma

Você pode estar se perguntando por que não colocamos todas as atividades em ordem cronológica de uma vez. Porém, se fizermos assim, podemos perder a oportunidade de otimizar o cronograma da obra, pois há diferentes tipos de ligações entre etapas da obra:

  • ligações finish-to-start, em que uma etapa só pode começar quando outra tiver terminado;
  • ligação start-to-start, na qual duas etapas devem necessariamente iniciar simultaneamente;
  • ligações finish-to-finish, em que duas etapas devem ser concluídas preferencialmente juntas.

Assim, o gestor da obra pode organizar as tarefas de forma a otimizar os recursos e o tempo, evitando, por exemplo, que atividades necessariamente subsequentes (finish-to-start) sejam feitas muito tempo após a conclusão outra.

3. Projetar a duração de cada atividade

Estamos chegando cada vez mais perto da conclusão cronograma físico–financeiro de obras. Na etapa anterior, você aprendeu a sequenciar atividades. Agora, será o momento de estimar a duração de cada uma delas. Há três formas de se fazer isso:

  • estimativas análogas: quando você adota como parâmetro o tempo gasto em uma obra anterior. Por exemplo, a fundação da obra anterior demorou três meses, como essa obra é semelhante, estipularei a mesma duração;
  • estimativas paramétricas: são simples regras de três. Se a instalação de 16 portas e 48 janelas levou 7 dias, então a instalação de 24 portas e 72 janelas demorará 10,5 dias.
  • opinião especializada: ocorre quando você faz uma consulta com um especialista e ele lhe dá uma estimativa. Por exemplo, você precisa de uma estrutura de concreto armado e ele prevê a duração de 10 dias.

Adapte sempre esse esquema aos imprevistos e riscos que ocorrem nas suas obras, para não ficar desesperado quando algo ocorrer.

4. Finalmente: elabore o cronograma físico–financeiro de obras

Você, nesse caso, poderá tanto fazer o seu próprio modelo cronograma em um programa de planilhas, como o Excel, ou, então, baixá-lo na internet. Caso deseje fazer seu próprio cronograma, recomendamos que você coloque na primeira coluna a descrição da atividade, acrescente o custo na segunda, e, nas demais linhas, a data de início e fim.

Outros dados podem ser acrescentados conforme a demanda da sua obra. Por exemplo, é possível acrescentar a duração em dias, o andamento da atividade, etc.

O cronograma físico–financeiro de obras é uma ferramenta valiosíssima para o gestor de obra, pois é capaz de integrar, em uma única interface, as principais informações a respeito de uma obra. Por isso, se você desejar melhores custos e menores prazos, não deixe de utilizá-lo!

O cronograma de muitas obras pode ser otimizado com essa ferramenta, não é mesmo? Por isso, não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.