Meu Blog

4 diferenças entre arquitetura ecológica e arquitetura sustentável

A ascensão da sustentabilidade permitiu que os cuidados com a natureza se tornassem extremamente importantes em todas as áreas, inclusive no campo da arquitetura. Isso fez com que surgissem diversos termos que remetem a essa preocupação com o meio ambiente, como a arquitetura sustentável e a arquitetura ecológica.

Apesar de os nomes serem parecidos, existem diferenças que os separam nesse campo.

Ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto? Então continue sua leitura e saiba o que é a arquitetura sustentável e a arquitetura ecológica e quais as diferenças entre elas!

O que é a arquitetura ecológica?

É a arquitetura que se preocupa com a integração entre as edificações e o meio ambiente, com o intuito de reduzir o impacto causado pelo campo da construção civil na natureza. Logo, a arquitetura ecológica cuida de maneira especial das obras, tendo o meio ambiente como prioridade.

Nessa área, são usadas técnicas de construção que não prejudicam o meio ambiente, além de estratégias para reduzir os danos e aproveitar os recursos naturais, como telhados verdes, jardins verticais e reaproveitamento da água das chuvas.

O que é a arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável é aquela que tem o objetivo de reduzir os impactos causados à natureza, promovendo o desenvolvimento cultural e social, ou seja, é ecologicamente correta, além de ser viável economicamente. É uma área que leva em conta também o ciclo de vida das construções e dos materiais, a sua qualidade e durabilidade, além da saúde dos usuários.

São utilizadas técnicas de sustentabilidade que levam em conta a eficiência hídrica e energética, além do uso de tecnologias que permitem a otimização das obras, como painéis solares.

Quais as diferenças entre os dois tipos de arquitetura?

1. Tipo de construção

Essa talvez seja a principal diferença. O tipo de construção se refere à forma como a obra é feita. Na arquitetura sustentável, a preocupação vai desde os materiais usados até os sistemas que integram a construção, sempre tendo prioridade o respeito ao meio ambiente. Já na arquitetura ecológica podem ser usados materiais comuns, pois a maior preocupação é reduzir os danos que o projeto causa no meio ambiente.

2. Diferenças no projeto

Como possuem prioridades diferentes, o projeto em cada tipo de arquitetura é diferente — isso não significa que sejam duas obras totalmente distintas para a construção civil! Na arquitetura sustentável, os projetos buscam novas formas de aproveitar o espaço e melhor uso da matéria-prima, sempre com o intuito de evitar o choque ambiental causado pelas obras. Na arquitetura ecológica o espaço não é prioridade, mas sim os sistemas que auxiliam o meio ambiente, como reaproveitamento da água.

3. Alterações na execução da obra

A diferença desse tópico, assim como nos anteriores, também está relacionada às prioridades dos tipos de arquitetura. Como na arquitetura sustentável o objetivo é reduzir os impactos ambientais sendo economicamente viável, a execução da obra leva em conta todo esse conjunto.

Porém, na arquitetura ecológica a obra é realizada buscando a interação com o meio ambiente, causando o menor impacto possível. Assim, no primeiro caso as alterações são mais difíceis de serem realizadas e exigem maior planejamento.

4. Tipos de utilização

Como possuem objetivos distintos, os dois tipos de arquitetura possuem diferentes utilizações. Se a necessidade é causar o menor estrago possível no meio ambiente, utiliza-se a arquitetura ecológica. Porém, se a prioridade é preservar a natureza, mas sem deixar de ser economicamente viável, usa-se a arquitetura sustentável.

Percebeu como é importante conhecer a arquitetura ecológica e sustentável? Apesar de apresentarem diferenças, elas podem ser usadas em conjunto nos projetos, sempre tendo como prioridade o meio ambiente!

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Google+ e YouTube!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.