Meu Blog

4 filmes que todo arquiteto precisa assistir

Com a intensa urbanização das cidades, o apelo social pela sustentabilidade e a variedade de materiais existentes para diferentes construções, é cada vez mais solicitado aos arquitetos que inovem em seus projetos, mas sem perder de vista a originalidade, o equilíbrio das contas, o respeito à legislação e a satisfação dos clientes.

Para isso, é importante que o profissional da arquitetura esteja atento às evoluções do mercado, se informando sempre sobre o tema. Uma das maneiras eficazes de estudar tendências de mercado e estimular a criatividade é assistir a filmes sobre arquitetura que, além de tudo, ainda é divertido. Educar o olhar do arquiteto pode fazer com que o profissional perceba as “sacadas” de outros arquitetos, não repita alguns erros e crie soluções importantes para contribuir com as necessidades do setor.

Veja, a seguir, a lista de filmes que todo arquiteto precisa assistir:

1. Urbanized

Título original: Urbanized

Duração: 55 minutos

Origem: Estados Unidos; Inglaterra

Direção: Gary Hustwit

Da categoria “Documentário”, o filme traz entrevistas com renomados arquitetos, políticos, construtores e pensadores como Rem Koolhaas, Alejandro Aravena, Canto James e até o nosso conterrâneo Oscar Niemayer. O argumento central tem foco na questão do desenho das cidades, que espera que até 2050 mais de 75% da população mundial esteja vivendo em áreas urbanas.

Entretanto, mesmo que algumas cidades experimentem, atualmente, um crescimento acelerado de suas áreas urbanas, outras encontram desafios para investir nesse crescimento. O diretor tenta introduzir a questão de que toda a população tenha que participar das discussões sobre esse crescimento para atender a todos, principalmente sobre temas como mobilidade urbana, inclusão, sustentabilidade e logística. Veja o trailer aqui.

2. Koyaanisqatsi

Título original:  Koyaanisqatsi: Life Out of Balance

Duração: 87 minutos

Origem: Estados Unidos

Direção: Godfrey Reggio

Neste outro documentário não há uso de diálogos ou narração como uso de linguagem, porém a mensagem é transmitida por meio de imagens e sons. O filme, que na realidade é o primeiro da trilogia “Qatsi”, explora as diferentes formas de interação entre o homem, a natureza e a tecnologia.

O argumento central é o de mostrar como o crescimento desordenado pode afetar todo o globo. Faz parte de uma reflexão sobre a sociedade em geral, em seus aspectos micro e macroestruturais e o reflexo de suas ações sobre a natureza. O trailer você confere neste link!

3. The Pruitt-Igoe Myth

Título original: The Pruitt-Igoe Myth: An Urban History

Duração: 79 minutos

Origem: Estados Unidos

Direção: Chad Freidrichs

Mostra a história da Pruitt-Igoe, uma habitação pública complexa de St. Louis, no estado do Missouri (EUA). O tema central vai contra o argumento do governo de que a instabilidade do complexo é constituída pela composição demográfica do local, porém a narrativa, composta por profissionais da arquitetura e os habitantes, denota uma força social externa, composta principalmente pela administração pública. Veja uma palinha agora!

4. Monstros S.A.

Título Original: Monsters, INC.

Duração: 92 minutos

Origem: Estados Unidos

Direção: Pete Docter

Da categoria “Animação”, o filme mostra o cotidiano de uma fábrica de gritos, combustível vital para manter a cidade de Monstrópolis. Para os arquitetos, este é o ponto que merece maior atenção. Os moradores das cidades, os monstros, têm variados tamanhos e formas, o que faz que a cidade seja completamente adaptada para acomodar os habitantes.

Diante de tanta inovação, é possível imaginar diferentes soluções para os diferentes problemas que as nossas cidades enfrentam. Diversão e aprendizado numa só jogada, confira!

E você, já assistiu algum desses? Conte para a gente o que achou!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.