No ambiente de obras ou em locais onde acontecem reformas o velho ditado “segurança nunca é demais” deve ser levado bem a sério. Um canteiro de obras, principalmente para grandes empreendimentos, é um espaço que favorece risco de muitos acidentes, que comprometem o trabalho dos seus colaboradores e o desempenho dos seus serviços.
Por isso, precaução nunca é demais! Segurança no canteiro de obras é fundamental para sua construtora e é possível garanti-la se algumas medidas forem tomadas.
No post de hoje, preparamos 5 dicas interessantes e fáceis para certificar a segurança nos canteiros de obras. Quer um ambiente de trabalho mais seguro? Confira!
1 – Limpeza e organização
O ponto-chave para o sucesso da construção de qualquer empreendimento é um espaço limpo e bem organizado. Um canteiro de obras arrumado otimiza a execução de atividades, reduz o tempo de entrega e recebimento de materiais. Assim, consegue-se diminuir consideravelmente as chances de algum acidente acontecer.
Os locais onde são executadas as obras devem ter um almoxarifado eficiente, que tenha a identificação dos diferentes tipos de materiais que serão usados durante toda a obra. Do mesmo modo, toda a matéria-prima deve ser fácil de encontrar, evitando que o trabalhador se atrapalhe e possa sofrer acidentes por causa de um almoxarifado bagunçado.
Para ter um espaço organizado e limpo, recomenda-se fazer um planejamento para saber onde cada material estará no final de cada dia de trabalho.
2 – Sinalização
A sinalização ajuda a melhorar a organização do trabalho, melhora o fluxo de pessoas em situações emergenciais e evita acidentes.
Deve-se fixar cartazes e placas avisando quais locais podem ter perigo de queda de materiais e identificar quais os espaços que têm a presença de substâncias tóxicas. Coloque também informativos que indicam as vias de acesso para circular equipamentos e veículos.
3 – Equipamentos de segurança
É muito importante e recomendado usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O uso de botas, capacete, óculos, respiradores, luvas, dentre outros aparelhos pessoais, devem ser utilizados para evitar que a integridade física do seu operário seja comprometida.
A necessidade de cada item de segurança depende muito da obra realizada. Lembre-se que é obrigação sua se responsabilizar em prover cada EPI e trocá-lo quando este estiver desgastado.
4 – Faça corretamente recorte de paredes e revestimento cerâmico
Para a segurança da sua obra, deve-se fazer de forma eficiente os recortes de parede, assim como o revestimento cerâmico. O ideal é que os recortes sejam feitos com o vento a favor do trabalhador — o intuito desta ação é evitar que resíduos materiais atinjam e comprometem a saúde física do operário. Do mesmo modo, os cortes devem ser feitos em locais com certo grau de umidade, para evitar que a poeira se propague.
Ter cuidados para não comprometer a integridade física do trabalhador é essencial. O recorte das peças deve ser feito com serra mármore ou riscador. A execução dessa tarefa deve ser feita em uma bancada, para evitar lesões na coluna e no pescoço do funcionário e impedir outros acidentes.
5 – Intoxicação
Tenha muita atenção na possibilidade de problemas internos, tais como as intoxicações. Oriente seus colaboradores a sempre lavarem as mãos, principalmente antes e depois das refeições e após mexer com qualquer tipo de produto ou material.
Para evitar parasitas intestinais todos devem estar com as unhas limpas e cortadas, ingerir apenas frutas e verduras bem lavados, andar sempre com calçado fechado e tomar água bem filtrada.
O mundo das construções é cheio de novidades e instrumentos que facilitam e melhoram o desempenho da sua empresa, e com atitudes simples é possível ter um canteiro de obras mais seguro, não é mesmo?
Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas e novidades!