Meu Blog

5 materiais para deixar sua construção sustentável

Não é de hoje que a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos em todo o planeta. E quando falamos em construção civil, esse é um assunto bem presente, afinal essa área é conhecida exatamente por não ser um dos setores mais amigos do meio ambiente.

No entanto, essa história vem mudando nos últimos anos. Para se adequar a essa demanda do mercado, que pede casas, obras e empreendimentos mais limpos, diversos materiais sustentáveis estão sendo desenvolvidos. Eles têm o impacto menor no meio ambiente e muitas vezes acabam saindo até mais baratos do que os tradicionais.

Conheça nesse post 5 materiais que deixarão a sua construção mais sustentável. Confira!

1 – Iluminação em LED

A iluminação em LED já está presente na vida de muitas pessoas, mas a realidade é que nos últimos anos ela parece estar substituindo de vez as lâmpadas convencionais. Os projetos já estão sendo feitos de maneira mais adequada para esse tipo de tecnologia, que gasta muito menos energia e não gera calor, sendo perfeita para telhados em gesso e luminárias mais delicadas.

Outro ponto importante é que as lâmpadas de LED não contêm metais pesados na sua composição e a sua vida útil chega a ser 40 vezes maior do que a das incandescentes. Ou seja, em longo prazo ela continua saindo mais econômica.

2 – Telhas Solares

Telhas fazem parte da construção de muitos imóveis e agregam charme ao projeto, especialmente em casas. No entanto, as convencionais geram um impacto muito negativo ao meio ambiente: feitas de concreto ou barro, elas demandam muita energia em sua fabricação e são menos duráveis do que os construtores gostariam.

Por essa razão, empresas interessadas em construção sustentável estão trabalhando no desenvolvimento e na implantação das chamadas telhas solares. Elas possuem pequenos painéis solares integrados, que captam os raios luminosos e os converte em energia. Dessa maneira, o aspecto visual do telhado não fica tão comprometido como ficaria no caso da instalação dos painéis fotovoltaicos e há menos impacto tanto na fabricação do produto com o passar dos anos, gerando assim boas economias na conta de luz.

3 – Concreto Sustentável

O concreto é um dos componentes mais poluentes da construção civil. Estima-se que ele seja responsável por cerca de 10% das emissões globais de CO2. Porém, devido à sua importância na obra, não é possível abrir mão desse material. A solução então foi investir em uma alternativa mais ecológica: o concreto sustentável. Ele é produzido a partir da mistura de reciclados, como vidro, lascas de madeira, escórias e até de concreto de demolição. Isso reduz a produção de lixo e contribui para uma emissão muito menor de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

4 – Placas de Cortiça Reciclada

A cortiça é bem conhecida das pessoas, especialmente em termos de decoração. No entanto, ela vem apresentando uso notável também na construção. As placas de cortiça reciclada são compostas de 30% de cortiça extraída da casca do sobreiro e 70% reciclada de rolhas. E ainda é versátil: pode ser utilizada como revestimento e também possui um bom desempenho termo acústico, perfeita para manter ambientes aquecidos e silenciosos.

5 – Tintas ecológicas

As tintas ecológicas são produtos formulados através de matérias-primas completamente naturais — não há acréscimos de insumos derivados de petróleo ou uso de componentes sintéticos. Existem versões inclusive que são livres de Compostos Orgânicos Voláteis, os chamados COVs. Os COVs são responsáveis por aquele aroma desagradável de tinta fresca, que é altamente agressivo para a saúde e contribui para a destruição da camada de ozônio.

Esses são os materiais que estão em voga na construção civil. São produtos modernos, com impactos ambientais reduzidos e que acabam saindo muito menos dispendiosos com o passar dos anos.

E você, conhece outros materiais que podem ser usados para uma construção sustentável? Conte para nós nos comentários!

Aproveite e conheça por que o concreto pré-fabricado é uma ótima opção para a sua obra além de sustentável!

 

Posts Relacionados

2 comments

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.