Meu Blog

7 obras extraordinárias que um arquiteto precisa conhecer

Ao longo dos anos, a arquitetura serviu ao homem para diferentes objetivos, os quais nem sempre se limitaram à moradia. No meio de tantas obras, construídas a partir de diferentes técnicas e materiais, fica um pouco da história de cada local e do seu povo.

No mundo contemporâneo, as construções modernas se tornaram sinônimo de simplicidade e beleza — além de trazerem vantagens em forma de economia, durabilidade e eficiência. Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos sete obras extraordinárias para admirar e conhecer mais de perto. Confira!

Edifícios da Camargo Corrêa — Brasília

Obra do arquiteto João Filgueiras Lima (conhecido como Lelé), os edifícios da Camargo Corrêa foram construídos em 1974 e possuem elementos estruturais em concreto pré-moldado.

Ambos são idênticos, com visual limpo e moderno. Suas lajes pré-moldadas se apoiam em caixões da fachada, contendo rasgos para a fixação das borrachas de vedação das esquadrias. O mais interessante, para a época, é que as estruturas do subsolo, terraço e circulação vertical foram moldadas no local.

Estação de Lyon Saint-Exupéry — Lyon, França

Construída em 1996, a estação de trens de alta velocidade é de autoria do arquiteto Santiago Calatrava — e ficou popularmente conhecida como “pássaro”, devido ao seu formato único. A estação se localiza bem perto da pista do aeroporto de Lyon, e chama a atenção por sua estrutura mista.

Para construí-la, foram utilizados aço e peças em concreto pré-moldado em todas as colunas, e pré-fabricado na cobertura. Esta foi toda concebida na cor branca, transformando o espaço em uma obra extraordinária.

Edifício Copan — São Paulo, Brasil

Do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, esse edifício de 1961 é todo construído em concreto armado. No Brasil, é a maior obra feita com esse material — e se destaca pela presença de curvas e formas sinuosas, que dão movimento ao conjunto visualmente pesado.

Para acentuar o formato diferenciado, Niemeyer aproveitou do uso de dispositivos de proteção solar, também conhecidos como brises, na fachada.

Igreja da Luz — Osaka, Japão

Essa linda igreja de 1989 foi feita toda em concreto armado e, ao contrário do que poderia acontecer, se configurou em um espaço leve e agradável para a oração.

De autoria do arquiteto Tadao Ando, essa obra extraordinária encanta a todos por sua simplicidade, onde a riqueza de detalhes está no uso da luz sobre os materiais frios e sóbrios do piso, paredes e teto. Na parede de fundo, dois rasgos — vertical e horizontal — formam o desenho de uma cruz, que permite a entrada de luz natural no ambiente.

Estádio San Nicola — Bari, Itália

De autoria do arquiteto Renzo Piano, essa obra se destaca pela complexidade da estrutura. Construído em 1990, o estádio possui uma forma elíptica, dividindo-se em diferentes partes — que são peças de concreto pré-fabricado.

Assim, cada parte pode ser movimentada e trabalhada de maneira independente, permitindo que as arquibancadas sejam dispostas em lâminas que se sobrepõem. Os vazios alternados entre os nichos de arquibancada conferem leveza e harmonia ao conjunto, além de auxiliar na identificação dos acessos e saídas do estádio.

Casa Villa S — Bergen, Noruega

Projetada em meio à floresta, essa casa se localiza em um conjunto habitacional que, anteriormente, foi uma fazenda. Com seis metros de largura e 35 metros de profundidade, a construção possui uma forma longilínea que permitiu a simplicidade das linhas desejadas pelo arquiteto, Todd Saunders.

Concebida para se integrar ao espaço natural do entorno, a casa faz uso de estruturas em aço e madeira para maior leveza e a sensação de que a obra está flutuando no terreno.

Centro de Inovação Anacleto Angelini — Santiago, Chile

Projeto de autoria do escritório Elementar, esse edifício foi construído em concreto e vidro — e se destaca pelo peso da sua forma pura. Contrariando a tendência das obras em aço e vidro, tão presentes no momento atual, os arquitetos propõem uma edificação simples e atemporal para a cidade.

Com vidraças recuadas no bloco monolítico, o observador têm a sensação de estar olhando para um cubo sólido de concreto aparente — característica que também confere beleza ao conjunto.

E então, gostou de conhecer essas obras extraordinárias? Já viu alguma delas de perto? Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente essas construções incríveis aos seus amigos!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.