Você já ouviu falar em arquitetura corporativa? Em crescimento no Brasil, esse segmento visa transformar os ambientes de trabalho com ideias que tornem esses espaços mais produtivos, confortáveis e diferenciados.
O mais bacana é que a arquitetura corporativa não precisa, necessariamente, restringir-se a escritórios: seus conceitos podem ser aplicados a hospitais, hotéis, shoppings, condomínios, escolas, aeroportos, restaurantes e em muitos outros locais — aumentando a funcionalidade desses espaços, sem perder a beleza e o design dos projetos.
Quer saber mais sobre a arquitetura corporativa? Então continue a leitura desse texto e saiba tudo sobre esse assunto.
O que é a arquitetura corporativa?
A arquitetura corporativa, como o próprio nome sugere, é aquela que se preocupa em projetar áreas de trabalho eficientes e confortáveis, com layouts modernos que facilitem a rotina das empresas. Além disso, esse tipo de projeto é pensado sem perder de vista o uso da tecnologia e a preocupação com a manutenção e com os custos envolvidos na obra.
É por meio da arquitetura corporativa que se torna possível transformar qualquer espaço em um ambiente de trabalho agradável e que atenda as demandas de cada cliente, não importando se a empresa é de grande, médio ou pequeno porte.
Assim, para uma arquitetura corporativa eficiente é preciso ficar atento a outras questões além da estética, como a ergonomia, a comunicação entre os setores e o marketing do ambiente, transmitindo a ideia e os valores da marca para a qual se está trabalhando.
Atualmente, a arquitetura corporativa tem trabalhado muito com áreas abertas e com projetos versáteis e flexíveis que permitam aproximar os funcionários, estimulando os relacionamentos e encorajando a troca de ideias e a busca por soluções inovadoras.
Quais os benefícios de investir na arquitetura corporativa?
Se você ainda tem dúvidas se investir na arquitetura corporativa é realmente um bom negócio, ou apenas um “modismo” passageiro, saiba que este tipo de projeto possui muitas vantagens, como:
1. Melhora a ergonomia
A arquitetura corporativa não pensa apenas no projeto da construção do espaço, mas também nos detalhes de design de interiores, como a altura e o tipo de mesas, cadeiras e outros itens que podem facilitar o dia a dia dos funcionários. Isso evita lesões de trabalho e outras questões que possam interferir na saúde dos trabalhadores.
2. Facilita a rotina do negócio e reduz custos
Com um projeto diferenciado é mais fácil melhorar a organização dentro da sua empresa, bem como a comunicação entre os setores. Além disso, você poderá planejar melhor a sua produtividade com departamentos criados exclusivamente para as suas necessidades, diminuindo os custos de obras e reformas posteriores para adaptações, por exemplo.
3. Facilita a comunicação e a socialização entre os funcionários
Se a sua empresa valoriza as relações interpessoais, um projeto arquitetônico pensado exclusivamente para o seu negócio poderá ajudar a deixar os seus funcionários em contato, favorecendo a comunicação e as boas ideias.
4. Maximiza o conforto
Além disso, quando o espaço é projetado para determinada função é mais fácil melhorar o conforto, deixando os seus colaboradores mais à vontade, sem incômodos com excesso de luz ou de temperatura, por exemplo. Tudo isso ajuda a aumentar a produtividade.
5. Aplica uma identidade ao ambiente
Que tal transmitir os valores e a essência do seu negócio para o seu projeto arquitetônico? Com a arquitetura corporativa é possível criar espaços mais ou menos arrojados e que ajudem a transmitir o que é a sua marca e como ela se comporta diante do mercado. Isso vai imprimir mais identidade ao seu espaço de trabalho.
Com todas essas informações, você já pensa em incorporar a arquitetura corporativa nos seus projetos? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe-nos um comentário.