Meu Blog

As possibilidades da impressão 3D no mercado de Construção Civil

Muito temos escutado falar sobre as impressoras 3D e sabemos que hoje esse equipamento já se tornou realidade e tem revolucionado muitos conceitos e até mesmo salvado vidas a partir de objetos criados por ela. Muitas áreas ainda têm sido resistentes quanto ao uso da impressora, mas aquelas que a têm utilizado já mostraram o quanto essa tecnologia pode ser eficaz e, por vezes, tornar a fabricação mais barata e até mesmo mais sustentável, como é o caso de construções.

As impressoras podem criar desde objetos mais simples até os mais complexos, por isso a sua utilização tem se tornado cada vez mais comum. Para se construir uma edificação, por exemplo, existe a possibilidade de, além de se reduzir os custos, diminuir também o tempo necessário para a construção.

Mas será mesmo que é possível construir uma casa usando uma impressora 3D? A seguir, saiba como elas funcionam e veja o que é possível fazer na Construção Civil quando elas são empregadas:

Como funcionam as impressoras 3D?

As impressoras funcionam a partir da criação de um modelo do objeto proposto, desenvolvido em um aplicativo de modelagem 3D no próprio computador. Em seguida, esse modelo é enviado para o software da impressora, que o divide em várias camadas e o separa em duas dimensões.

Esses objetos são então impressos, camada por camada, a partir de pedaços de materiais — da mesma forma que a impressora comum cria imagens a partir de pontos de tinta, a diferença é que a impressora 3D imprime em três dimensões!

Há alguns tipos de tecnologias de modelagem diferentes, mas que levam ao mesmo resultado, variando apenas em escolha de matérias-primas e resistência, de acordo com o objetivo.

Como a impressora 3D pode ser benéfica para a Construção Civil?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento de uma impressora 3D, vejamos suas possíveis aplicações no mercado de Construção e Arquitetura:

Fabricação de concreto ou outras peças

A tecnologia de impressão em três dimensões pode ser utilizada para a criação de placas de concreto ou outros materiais, e futuramente poderá ser empregada, inclusive, para construir um prédio inteiro ou qualquer edificação, se preciso.

Redução de custos

A impressora não necessita de tantos materiais para funcionar e pode mesmo reciclar algumas matérias-primas. Com isso, o custo da obra se torna muito menor, sendo possível expandir os testes de construção antes de executá-las.

Isso também que diminuirá os custos com mão de obra, solucionando parcialmente a questão da dificuldade em encontratar profissionais para esse mercado.

Diminuição do tempo

O que seria feito, em uma obra tradicional, em mais de um mês, pode ser erguido pela impressora 3D em 24 horas. Vale ressaltar que uma empresa chinesa já conseguiu aprimorar a tecnologia para que fossem “impressas” em torno de 10 casas por dia.

Aumento da precisão

Visto que o modelo é enviado diretamente para a impressão, a criação apresenta falhas apenas se houver erro no próprio projeto ou na escolha do material, pois a impressora é muito mais precisa que o trabalho humano.

Projetos internacionais

Como a impressora 3D trabalha exclusivamente com modelos digitais, será possível contratar arquitetos e designers de qualquer parte do globo para realizar os projetos, já que basta enviá-lo via web para construir.

Adaptar e aprimorar as novas tecnologias, usando-as a nosso favor, são os segredos para continuar crescendo no mercado de Construção. Fique de olho em mais novidades para não ficar para trás e comente compartilhando a sua opinião sobre as perspectivas da impressão 3D na Engenharia e na Arquitetura — participe da conversa!

 

Posts Relacionados

1 comment

  1. Jose Agnelo da Silva
    02/12/2015 at 16:06 - Reply

    Procurem a INDUSTRIA LIEBHERR & SIEMENS um tesouro para a Impressão 3D que sera utilizada na construção de prédios Os Palácios Faraônicos a INDUSTRIA LIEBHERR & SIEMENS IRÁ INVESTIR NA IM´RESSÃO 3D.

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.