Meu Blog

Boas práticas para controle de qualidade na construção civil

Todo gestor sabe que são enormes as chances dos serviços serem executados de forma errada, causando retrabalhos e, lógico, prejuízo para as construtoras.

Por esse motivo, é importante adotar um sistema de gestão da qualidade para o seu empreendimento.

No post de hoje, entenda as boas práticas de controle de qualidade na construção civil!

O controle e qualidade na construção civil

Antes de começar a falar sobre as boas práticas, é importante entender onde e como surgiu o conceito de “qualidade”.

Essa filosofia surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. O país precisou se reinventar para reparar os danos causados durante esse período, e precisava fazer isso de forma rápida e eficiente.

A ideia de agilidade e eficiência foi fortemente difundida pela ISO 9000 — um sistema internacional de gestão da qualidade que padroniza e otimiza todos os processos, eliminando ou diminuindo erros e buscando sempre as melhorias para a gestão da empresa.

Resumindo: a qualidade surgiu pela necessidade de alcançar a excelência, baseado no ciclo PDCA.

O ciclo PDCA

O ciclo PDCA é a abreviatura dos seguintes termos:

  • Plan: planejar as ações para atingir a qualidade, ou seja, estabelecer objetivos e metas para fazer um cronograma perfeito para o seu empreendimento;
  • Do: por em prática o planejamento traçado pela direção da obra;
  • Check: verificar se as atividades realizadas pela obra atingiram os seus objetivos;
  • Action: corrigir as atividades que não atingiram as metas estabelecidas no planejamento.

O melhor da metodologia é  sua continuidade: como o PDCA é um ciclo, ele não se encerra em sua última fase.

Após essa última etapa, o método é reiniciado, e você pode planejar novas estratégias para melhorar a gestão da obra de acordo com os princípios da qualidade.

Princípios da qualidade

Segundo a ISO 9001:2015, os princípios para o sistema de gestão da qualidade são:

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Engajamento das pessoas;
  • Abordagem de processos;
  • Melhoria;
  • Tomada de decisão baseada em evidência;
  • Gestão de relacionamento.

São essas as características que norteiam a adoção das boas práticas de controle de qualidade na construção civil.

Foco no seu cliente

Para ter um controle de qualidade eficiente em sua construtora, é imprescindível focar sempre no seu cliente — entendendo as suas necessidades e oferecendo serviços e produtos que o satisfaçam ou superem as expectativas de suas demandas que exigem rapidez.

Essa boa prática deve ser compreendida e praticada por todas as pessoas da empresa, a começar pela liderança. Ela tem papel fundamental para engajar os seus colaboradores e envolvê-los para melhorar a empresa, integrando todos os processos de sua construtora.

Abordagem de processos

A abordagem de processos — segundo a ISO 9001:2015 — é uma sistemática que visa o entendimento e gerenciamento de todos os trabalhos da obra. Em outras palavras, esse método estabelece a relação entre os setores (ou processos) da obra, além de como um pode influenciar o outro.

Imagine que o setor de compras da sua obra adquiriu uma matéria-prima que não possui certificação compulsória pelo Inmetro. Devido à má qualidade do material, os processos de execução da obra ficam comprometidos, o que pode causar patologias ao concreto, por exemplo.

Para evitar essa — e outras falhas —, todos os trabalhos relacionados diretamente e indiretamente com a obra devem ser controlados.

Em outras palavras, é essencial inspecionar a qualidade e o armazenamento dos materiais adquiridos, as propriedades da sua empresa e as dos seus clientes e todos os processos de fabricação.

Portanto, as boas práticas de controle de qualidade na construção civil são baseadas no planejamento de ações focadas em atender os seus clientes e melhorar continuamente a eficiência dos processos das suas obras.

Com essas ações, sua construtora terá mais agilidade e eficiência, sendo referência neste mercado tão competitivo e dinâmico.

Agora que você conhece a importância do controle de qualidade na sua obra, que tal contar para a gente outras boas práticas que são adotadas nos seus empreendimentos? Use o espaço para os comentários e entre no debate!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.