Meu Blog

Como ser um líder eficiente dentro de um canteiro de obras

Todos nós já tivemos um chefe autoritário e opressor em algum momento de nossas vidas, não é? Mas quantos de nós têm trabalhado com líderes verdadeiramente inspiradores, que sabem motivar e tirar o melhor proveito da sua equipe? Poucos são os líderes, muitos são os “chefes”.

Infelizmente, ser um bom engenheiro não garante ser um bom líder. A gestão eficaz é uma arte, mas felizmente é uma arte que pode ser aprendida seguindo alguns princípios básicos.

Diferentes estilos de gestão atendem a diferentes situações, a depender da cultura da empresa, do tamanho da equipe, da natureza do trabalho ou da indústria bem como das personalidades envolvidas. Tudo isso conta, certo? Então vamos às dicas para ser um líder eficiente!

1. Selecione a equipe

Tudo começa com a correta seleção da equipe que vai gerenciar. Selecione as pessoas certas para as funções certas. Construa uma equipe complementar e a alinhe com seus objetivos e com a cultura organizacional. Saber como os vários papéis convergem para as metas da sua organização vai te ajudar a criar pré-requisitos precisos para contratar funcionários no futuro.

2. Mostre empatia

Empatia é a capacidade de ouvir as pessoas e se relacionar com a sua experiência emocional. De acordo com especialistas, esta é a competência mais importante para os gestores e líderes.

Desenvolver a capacidade de compreender as pessoas e se conectar com elas de uma forma genuína e significativa, é uma chave determinante. Ser empático com o outro, focar nos objetivos que o motiva e recompensá-lo de alguma maneira fará de você um grande líder.

3. Comunique-se

A comunicação é a chave para promover a empatia e construir relacionamentos abertos, de confiança e honestidade com a equipe. O primeiro passo para uma comunicação de sucesso é criar o tempo e o espaço necessários para que os membros da equipe exponham suas opiniões e sugestões.

A comunicação precisa fluir em todas as direções: de gestores para o seu pessoal, de pessoal para os gestores e entre os membros da equipe. Um líder eficaz é um bom ouvinte e promove um ambiente onde as pessoas conhecem uns aos outros e compreendem cada um dos outros pontos fortes, fracos e estilos. Bons líderes são abertos para a sua equipe e aprendem com o seu feedback.

4. Lidere pelo exemplo

Líderes precisam assumir a responsabilidade pela atmosfera que criam e, portanto, devem moldar essa atmosfera a partir de seu próprio comportamento. Isso pode ser tão simples quanto chegar na obra pela manhã, sem atrasos, ou mais sistêmica, como delinear valores e protocolos para trabalhar com o outro. Também é importante praticar o que prega. Você não pode esperar que o seu pessoal trabalhe mais do que você está disposto, por exemplo.

5. Delegue responsabilidades

É importante que a equipe entenda seu trabalho, suas funções, e encontre suas próprias maneiras de executar as tarefas. É importante delegar responsabilidades em vez de “tarefas”: isso mostra que cada um tem a sua responsabilidade dentro do projeto e que todos, portanto, são indispensáveis para o sucesso do trabalho. Também é importante não interferir na autonomia da equipe diante da resolução de problemas os quais eles já saibam resolver.

6. Seja positivo e construtivo

É melhor dizer às pessoas o que você quer que elas façam em vez de dizer-lhes o que você não quer que façam. Se você tem que comentar sobre um mau desempenho, use observações reais para demonstrar o problema e falar sobre comportamentos (que as pessoas podem mudar) em vez de criticar personalidades ou fazer juízos de valor.

Com certeza essas dicas vão te ajudar a ser um líder melhor e mais eficiente, aumentando a produtividade de seus colaboradores e alcançando bons resultados em sua obra! Deixe um comentário e compartilhe conosco suas dicas de gestão! Também comente sobre o melhor (ou pior) líder que você já teve.

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.