Meu Blog

Concretos especiais: 6 tipos que vão incrementar sua obra

Concretos especiais são aqueles que possuem diferentes propriedades físicas, químicas e biológicas. Esses materiais possuem valores diferenciados de slumps (consistência), com consumos mínimos e máximos de cimento, matérias-primas não usuais, resistentes à tração na flexão, com módulos de deformação e elasticidade particulares.

No post de hoje, saiba quais são os concretos especiais que podem incrementar a sua obra. Confira!

1 – Concreto Colorido

É uma técnica que utiliza pigmentos para tingir o concreto, dispensando a pintura no acabamento. Mesmo tendo uma resistência equivalente ao concreto cinza, esse material exige maior controle tecnológico e cuidados especiais, principalmente na sua produção para aplicar na estrutura.

O concreto colorido é economicamente viável para qualquer obra. Ele envolve uma série de benefícios que agilizam a etapa de revestimento, tornando essa parte mais barata e provendo melhor qualidade ao empreendimento. É utilizado em:

  • Argamassas: rejuntamento, revestimento, etc;
  • Pisos de concreto intertravado;
  • Pisos colorido integral;
  • Telhas;
  • Blocos;
  • Blocos de solo-cimento;
  • Painéis de revestimento pré-moldados;
  • Peças especiais de concreto;
  • Elementos pré-fabricados de concreto como bancos e guias.

2 – Concreto Celular

Trata-se de uma espécie de argamassa feita por microbolhas, através de um gerador de espuma líquida. Suas densidades variam de 600 a 1800 kg/m3. Por ser um material mais poroso não pode ser utilizado em lugares onde há tráfegos intensos de pessoas e veículos.

Contudo, ele é um excelente isolante térmico e acústico, muito usado em câmeras frigoríficas e regularização de lajes — são usadas intensidades de 1.200 a 1,800 kg/m³ nesse caso.

3 – Concreto Autodensável

É um concreto fluído, com slumps variando entre 160 mm a 230 mm. Possui boa funcionalidade e é fácil de ser aplicado.

Costuma ser muito utilizado para pilares com alta taxa de armadura para eliminar os riscos de corrosão nas bases. Esse concreto especial é usado em:

  • Pavimentos;
  • Lajes;
  • Tubulões;
  • Fundações;
  • Blocos;
  • Vigas de transição;
  • Paredes, etc.

Em parede de diafragma, tubulões ou estruturas que ficam submersas nas águas, o concreto tem que ter um slump mínimo de 200 mm para expulsar a água e os agentes corrosivos. O ideal é aplicá-lo usando trombas ou funis para que o concreto ocupe gradativamente a água de baixo para cima, evitando quaisquer tipos de contaminação nas estruturas.

4 – Concreto Magro

É um material com baixo consumo de cimento, tendo nenhuma função estrutural. É utilizado como superfície de proteção, envelopamento de tubos, base de blocos, lastros, contrapisos e outros tipos de revestimento.

5 – Concreto Rheodinâmico

É um concreto seco, com baixo ou sem nenhum valor de slump. Necessita de pouca água para ser hidratado, utilizando um hiperplastificante e tornando o material autodensável, sem precisar de vibração.

É aplicado em estruturas pré-moldadas, pré-fabricados, estruturas convencionais, lajes, etc. A vantagem do material Rheodinâmico é aumentar a resistência e durabilidade das estruturas da obra e recuperar partes corroídas.

6 – Concreto de Alto Desempenho

O Concreto de Alto Desempenho (CAD) possui como principal característica a alta resistência mecânica e química, e a elevada durabilidade. Por ter baixa deformabilidade, permite reduzir as seções comprimidas e o ganho de área útil da obra.

Como vantagem, esse concreto especial reduz a taxa de armadura e as despesas para construir e implementar uma estrutura. É utilizado em estruturas que possuem cargas ou tensões de encolhimento elevados, obras de emergência ou de recuperação e pilares submetidos a ambientes corrosivos.

Ficou claro como um concreto especial pode incrementar sua obra? Ele assegura a sua qualidade, tornando-a, ao mesmo tempo, barata e confortável para os moradores dos empreendimentos construídos.

Conhece algum outro tipo de concreto que fez a diferença na sua construção? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.