Meu Blog

Construções: 5 dicas para aumentar a segurança em obras

A preocupação constante em garantir a segurança em obras dos operários surge tanto na necessidade de poder proporcionar um ambiente com menor propensão a acidentes, quanto para cumprir a legislação. A questão é que muitos gestores ainda possuem dúvidas de como proporcionar essa segurança ou até mesmo como poder aumentá-la.

No post de hoje vamos mostrar algumas dicas de como aumentar a segurança no canteiro de obras, assegurando que os funcionários atuem em um ambiente com menos acidentes. Acompanhe conosco e descubra como isso pode ser feito.

Evite equipamentos que podem gerar incêndio

Uma causa comum de acidentes em canteiros de obras é o fogo. As autorizações para trabalho a quente delimitam claramente os procedimentos de segurança, mas é fácil cair em displicência se você trabalha com isso todos os dias.

Baixas adesões às políticas de segurança podem ter efeitos desastrosos e é uma causa comum de lesão em uma obra. Ao trabalhar em qualquer área que se aplica calor, por exemplo, você deve ter extintores de fácil acesso, e um membro da equipe deve ser encarregado pelo desligamento dos equipamentos, uma vez que o trabalho seja concluído. O mesmo aplica-se a trabalhos de solda ou operações de corte.

Tenha cuidados com curiosos

A segurança inadequada da obra é outra causa importante de acidentes. Os locais de construção são ímãs para crianças aventureiras e vizinhos curiosos, por isso é extremamente importante para a segurança e de sua responsabilidade, que você tenha um isolamento adequado no local.

Cerque todo o perímetro da obra e instale grades de proteção em torno de áreas perigosas, como buracos de escavações ou valas abertas para minimizar o risco de alguém se machucar.

Tenha sinalizações e EPI’s

Sinalizações também são características importantes de um bom local de trabalho. Para proteger sua equipe e o público em geral, certifique-se de colocar placas na entrada que exijam aos visitantes usar equipamento de proteção individual adequado, tais como capacete, óculos de proteção e calçado de segurança. Não será só isso que vai garantir a segurança deles, mas pode ajudar a protegê-los de pequenas lesões e evitar possíveis reclamações de responsabilidade.

Visitantes em geral, costumam sempre procurar o escritório. Garanta que alguém o guie em segurança, evitando que ele se desloque sozinho por áreas de risco. Não fazer isso coloca tanto o visitante como outros em risco. E lembre-se: os EPI’s são obrigatórios.

Mantenha os locais limpos e organizados

Inspetores sempre prestam atenção ao serviço de limpeza em um canteiro de obras. A arrumação e organização de uma área é um indicador claro de como outros assuntos são gerenciados, incluindo a segurança do local. Pilhas de detritos podem esconder diversos materiais e representar muitos riscos, como os de incêndio. Líquidos inflamáveis precisam ser armazenados de forma segura para evitar acidentes.

O serviço de limpeza é algo muito simples de controlar e uma das medidas mais fáceis de segurança para se aplicar ao local. Infelizmente, muitas vezes não é estabelecido como a melhor prática.

Tenha sempre um Técnico de Segurança presente

Para completar todas essas medidas de segurança, mantenha um Técnico de Segurança no local para poder supervisionar todos os protocolos e realizar inspeções de rotina, incluindo o controle adequado de máquinas.

Se o gancho de um guindaste de torre cair porque um pino de suporte saiu durante ventos fortes, por exemplo, imagine a possibilidade de graves danos aos indivíduos abaixo, além da destruição que isso poderia custar ao projeto. Guindastes devem ser inspecionados e ter seus trabalhos autorizados sempre por um Rigger responsável. Todas as manutenções e inspeções desses equipamentos devem ser devidamente registradas para avaliação durante qualquer inspeção no local.

Além disso, um planejamento global de segurança deve estar na base de todos os projetos de construção. Um bom plano de segurança em obras abordará tudo, desde prevenção de incêndios a situações climáticas para a realização do serviço e organização das áreas. Além disso deve delinear uma agenda para inspeções de rotina.

Você já busca implementar essas dicas na sua obra? Quer compartilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.