Meu Blog

Desperdícios em construções civis: veja as consequências

Um dos maiores desafios enfrentados pelas construtoras é o desperdício em construções civis. Trata-se de um dos mais graves redutores da produtividade e aumento dos prejuízos do empreendimento. Uma perda ocorre quando é aplicado uma quantidade maior que a necessária de um produto ou serviço. Em outras palavras: é um conceito econômico que se relaciona com eficiência.

Obviamente, a utilização não adequada dos recursos das obras gera uma série de consequências. Para que você não sofra com os prejuízos, preparamos para você este guia sobre desperdícios nas construções civis, como acontecem e o que deve ser feito para evitá-los. Confira!

Perdas de material

É uma das formas de desperdícios mais fáceis de identificar nas obras e em geral é causada por deficiência de técnicas produtivas de construção. Por exemplo, a ausência de tirantes intermediários no molde de um pilar causa “embarrigamento”, aumentando o volume para preenchimento do concreto.

O excesso de material deixa rastros desnecessários, tais como: blocos de madeira, entulho gerado pelo emboço da parede, tocos de barra de aço, pedaços de bloco quebrados, etc.

Além do que é visto, existe a conhecida perda incorporada, ou seja, quando se coloca uma espessura além do que foi previsto no projeto. Imagine uma laje de 10 cm de espessura, em que colocado um concreto pré-moldado de 11 cm. Por esta simples diferença, já há um consumo 10% maior do que o previsto.

Perdas de mão de obra

O desperdício da mão de obra é associado à gestão da produção — cuidado, as perdas com o quadro de funcionários não são facilmente detectadas.

A primeira consequência está na ociosidade dos trabalhadores. O excesso de ócio no trabalho significa que há mais funcionários do que o necessário para o desenvolvimento do projeto. Também a não produtividade na obra pode se encontrar pela falta de material. Uma vez em que não há recursos para realizar uma tarefa, é comum ver operários sem algum tipo de atividade para desempenhar.

Do mesmo modo, há perdas mesmo quando todos se encontram trabalhando. Em algumas situações, há tarefas desnecessárias que envolvem deslocamentos para buscar ferramentas e insumos. Logo, há atrasos nos serviços, pois o tempo de buscar e armazenar o material da obra poderia ser utilizado para agilizar uma tarefa.

 

Perdas de equipamento

A perda de equipamento se dá pelo dimensionamento incorreto da proporção entre o maquinário da obra, isto é, má gestão de logística interna. Isso acontece porque não foi calculado corretamente o tempo gasto para a entrega ou porque o veículo está fazendo várias entregas simultaneamente — quando tal situação acontece, vê são longas esperas de caminhão na fila da escavadeira e/ou da carregadeira.

Perdas financeiras

A origem dos desperdícios financeiros das obras se encontra em estratégias comerciais equivocadas. Quando se compra exageradamente os bens de estoque, o dinheiro de todo o empreendimento é comprometido, privando a empresa de investir em recursos que poderiam otimizar os processos da construção.

Do mesmo modo, quando se adquire um baixo volume de insumos, pode ser que tenha que fazer um pedido complementar e o preço por unidade costuma ser mais caro do que solicitar por uma quantidade maior de produtos.

Como evitar os desperdícios?

As perdas aqui citadas estão relacionadas com deficiências na gestão da obra. É imprescindível investir nas melhores metodologias para reutilização ou reciclagem de materiais das construções. A dica é seguir os parâmetros estabelecidos pelas NBR 15112 e NBR 15116, que otimizam a gestão de resíduos materiais, evitando excessos não utilizáveis de matéria-prima.

As construtoras devem adotar também aprimoramentos no gerenciamento dos projetos, processos e buscar constantemente correções em cada fase de seus serviços. É ideal focar em treinamento e qualificação para toda sua mão de obra, conscientizando-os sobre o uso do material, segurança, higiene, dentre outros procedimentos.

Agora que você entendeu as consequências sobre o desperdício em construções civis, aproveite o espaço para dividir conosco suas dúvidas, ideias e práticas para evitar as perdas nos seus empreendimentos!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.