Pensar em construção é algo que assusta e logo se pensa em muito tempo gasto, desperdício de materiais, erros na execução, atraso provocado por fatores climáticos e mais uma série de problemas e questões. Porém, o que se busca atualmente é construir no menor tempo, com o menor custo e com alta qualidade, atendendo a todas as necessidades de uma só vez e de forma cada vez mais eficiente. Tais fatores de desempenho podem ser alcançados com o uso de estruturas pré-fabricadas, algo cada vez mais comum em construções modernas.
Pensando nessa estratégia e na praticidade que ela traz, este artigo vai tratar sobre os muros de contenção pré-fabricados, citando três benefícios do seu uso em obras de várias naturezas. Ficou curioso? Acompanhe!
1. Muros de Contenção
Em uma definição rápida, podemos dizer que os muros de contenção têm a função de segurar a terra da parte que for mais alta entre dois lados, estabilizando assim a pressão que a terra exerce e contendo o risco de desmoronamento que aumenta quando a terra está molhada. Em diversas situações, o muro de contenção é essencial para manter a segurança de pessoas ou bens que estejam próximas a essas áreas. Ficando claro a sua necessidade, as estruturas pré-fabricadas servem para facilitar esse serviço. Citaremos agora mais alguns benefícios do seu uso.
2. Menor Prazo
Um dos maiores benefícios do uso dessas estruturas é o menor tempo gasto, já que o construtor recebe os produtos prontos e tem apenas que montá-los no local adequado.
Sendo assim, o uso das estruturas pré-fabricadas poupa mão de obra na fabricação e o transtorno é bem menor, já que o local da instalação ficará menos tempo em obras. Simultaneamente à fabricação das partes de concretos, podem ser realizados os serviços de terraplanagem e fundação da obra, o que também agiliza todo o processo.
3. Menor Custo
Os meios tradicionais de construção exigem um local espaçoso, além de diversas ferramentas e equipamentos, mão de obra de profissionais e ajudantes qualificados, desperdício de materiais durante a construção, erros no projeto, enfim, uma série de questões. Todas essas situações elencadas afetam diretamente o custo do projeto, e é de conhecimento comum que a elevação de custos é um dos maiores problemas da indústria da construção civil atualmente.
4. Durabilidade do Produto
A fabricação de estruturas pré-moldadas deve obedecer rigorosamente às Normas Técnicas Brasileiras. Uma vez que são produzidas em unidades fabris, as matérias-primas devem ser normalizadas, respeitar as especificações de segurança e realizar alguns procedimentos rígidos de controle, averiguando todas as etapas do processo. É muito importante frisar que a indústria está sempre recebendo investimento em melhorias e inovações tecnológicas, realizando pesquisas e testes e criando novas soluções construtivas para o mercado. Logo, trabalhar com estruturas pré-fabricadas é a garantia de ter o melhor disponível.
E então, o que achou de nosso artigo de hoje sobre estruturas pré-fabricadas? Ficou ainda alguma dúvida? Por que você não aproveita para ler nosso outro post em que damos 4 dicas para fazer um cronograma de obras perfeito?