Meu Blog

O que é gestão de riscos e qual a sua importância para projetos?

A cada dia o mercado é mais exigente com as empresas e uma das boas práticas em maior evidência nos dias atuais é a gestão de riscos, conceito que, inclusive, recebeu uma atenção especial na nova versão da ISO 9001:2015, que já entrou em vigor no último mês de setembro.

Uma variedade de incertezas está desafiando as intervenções de desenvolvimento em uma base diária. A necessidade e a procura de uma maior eficiência dessas intervenções são maiores do que nunca. Este post argumenta que o sucesso das intervenções depende, em grande parte, da capacidade das organizações em desenvolvimento para enfrentar as incertezas e gerir os riscos. Continue lendo e saiba mais:

O que é a gestão de riscos?

Gestão de riscos significa compreender, avaliar e tomar as medidas necessárias para aumentar a probabilidade de sucesso e reduzir o risco de fracasso. A gestão de riscos trata especificamente das incertezas inerentes a qualquer intervenção de desenvolvimento. Ao identificar e avaliar essas organizações em desenvolvimento, elas estarão em melhor posição para tomar decisões acertadas e isso vai levar a menos perdas e mais ganhos.

Como as organizações podem implementar a gestão de riscos?

A prática da consideração dos riscos em organizações em desenvolvimento muitas vezes não vai além do que uma consideração dos riscos conhecidos no momento em que o projeto ou programa é desenvolvido. Ele que, por sua vez, molda toda a “teoria da mudança”, ou seja, quais as atividades a implementar e quais os resultados a se esperar.

Assim, a priorização de projetos e o acompanhamento do programa são, muitas vezes, centrados no acompanhamento do progresso e sinalização de quaisquer desvios significativos das atividades previstas ou os resultados esperados (intermediário). Neste sentido, a forma tradicional de monitoramento de progresso implica numa análise retrospectiva com pouca possibilidade de antecipar o futuro dinâmico.

A introdução da gestão de riscos, por sua vez, pode enriquecer e alargar a abordagem para monitoramento de duas maneiras:

1 – Comece com uma visão voltada para o futuro

A gestão de riscos ajuda a olhar para frente e antecipar ou prever os acontecimentos que, se ocorrerem, podem influenciar uma organização ou suas intervenções. A partir desta perspectiva, a gestão de riscos quebra o ciclo vicioso da rigidez imprimido por Quadros Lógicos. Ela introduz flexibilidade nas atividades de desenvolvimento de projetos através de uma análise sistemática e estruturada de eventos potencialmente ameaçadores ou potencialmente benéficos.

Para abraçar plenamente a complexidade de qualquer contexto de desenvolvimento é importante considerar de forma proativa vários cenários para eventos futuros (positivos e negativos) e um plano para responder às mais significativas.

2 – Implemente um escopo mais amplo

A gestão de riscos tem um foco mais amplo, não só em termos de ameaças, mas também em relação às oportunidades que podem facilitar a execução dos projetos ou obtenção dos resultados. Assim, a gestão de riscos implica na análise macro do ambiente para as ameaças e oportunidades que poderiam influenciar na realização dos objetivos (em qualquer sentido positivo ou negativo). Isto é especialmente importante para as iniciativas inovadoras. Essa perspectiva alarga o âmbito de uma abordagem tradicional para abranger o domínio de novas possibilidades e oportunidades.

Em outras palavras, esta abordagem reconhece explicitamente que a responsabilidade não é apenas sobre respostas por resultados realizados e desvios minimizados, é também sobre quais as medidas e estruturas têm sido postas em prática para identificar de forma adequada e aproveitar as oportunidades e, assim, maximizar os benefícios de qualquer intervenção de desenvolvimento. Só então poderemos falar sobre o aumento da eficácia do setor de desenvolvimento como um todo.

Em poucas palavras, é muito importante para as organizações em desenvolvimento lidar com as incertezas que enfrentam diariamente e fazer uma boa gestão de riscos. Estas organizações precisam adotar esse pensamento e também uma nova forma de trabalhar, caso contrário, irão continuar a ser surpreendidas por crises recorrentes e os esforços em desenvolvimento, acabarão por estar longe de serem eficazes.

Para ficar por dentro de outras dicas interessantes curta a nossa página no Facebook. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.