A construção civil vem nos últimos tempos se modernizando e trazendo opções mais econômicas e práticas. A utilização de materiais pré-fabricados torna a construção muito mais ágil e é a realidade adotada em grande parte do mundo, principalmente nos países mais desenvolvidos, que constroem com qualidade e rapidez estruturas que há algum tempo não eram possíveis.
Entre estruturas de concreto pré-fabricado e pré-moldado existem algumas diferenças, e é importante dar atenção a isto na hora de escolher a forma ideal para sua construção.
Diferenças entre concreto pré-fabricado e pré-moldado
Embora tratem-se de expressões similares, a grande diferença destes dois tipos de peças está na sua qualidade. De acordo com a NBR 9062, a definição de concreto pré-moldado é de um elemento produzido fora do local na qual será definitivamente empregado. O controle de qualidade acerca deste concreto é menos rigoroso, devendo ser inspecionado por pessoal capacitado do próprio construtor ou proprietário.
Já o concreto pré-fabricado, que também é definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e utilização final. Para garantir a qualidade deste material, ele deve ser registrado, constando na documentação informações referentes à identificação, data, tipo de concreto e aço empregados e assinaturas de profissionais responsáveis da garantia de qualidade do produto.
Vantagens do concreto pré-fabricado
As vantagens da construção utilizando concreto pré-fabricado em relações às tradicionais são inúmeros, fator que faz desta aplicação tão difundida atualmente. Uma das suas principais características está nos aspectos econômicos, devido à considerável redução de custos que este sistema oferece. A facilidade de construção torna todo o processo muito mais ágil, reduzindo os custos com mão-de-obra, tanto pela facilidade de trabalho quanto pelo fato de despender menos tempo. Outro ponto que gera economia é a redução de materiais desperdiçados, motivados pelo perfeito encaixe das peças pré-fabricadas, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos nas obras.
O tempo total de construção é outro grande atrativo. A possibilidade de realizar tarefas simultâneas, como preparação de terreno e fabricação do concreto, além da eficiência apresentada na construção, traz resultados muito mais rápidos para a finalização da obra. Com relação às construções tradicionais, o tempo é reduzido à metade ou até menos quando empregado concreto pré-fabricado na construção, principalmente quando um bom planejamento for realizado.
Além destas vantagens, ainda há benefícios ambientais envolvidos neste sistema de construção. A utilização de materiais de baixo impacto e a redução de resíduos tornam a tendência de construção sustentável ainda mais atrativa a quem pensa em realizar uma obra de extrema qualidade.
Unindo a todas as vantagens já apresentadas para as construções utilizando concreto pré-fabricado, também vale ressaltar a liberdade de personalização nas obras. A flexibilidade de construção permite integrar as novas construções com outros sistemas já construídos ou mesmo planejar futuras alterações, isso tudo com qualidade garantida pelos padrões de normas a qual atendem estes materiais, que oferecem economia, praticidade e satisfação ao cliente em todas as etapas da obra e muito mais ao término dela.
E então, ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!
vocês executam casa residencial tb no pre-fabricado?
Olá Leoni, infelizmente não, apenas trabalhamos com construções empresariais e industriais.
As peças pré-moldadas e pré-fabricadas são realmente mais leves que a construção tradicional? Os pedreiros que construíram o primeiro andar da minha residência fizeram a estrutura de modo que o segundo andar não aguente muito peso, então lembrei que durante a pesquisa de preços dos materiais me falaram sobre algo assim e tive essa dúvida.
Agradeço desde já a atenção.