Meu Blog

Saiba como são feitas as construções para as olimpíadas do Rio

Com a chegada de 2016, aproxima-se, cada vez mais o início das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Entretanto, antes da pira ser acessa em pleno Maracanã, muitas obras estruturais precisam ser feitas e finalizadas para inaugurar as instalações olímpicas e acomodar tantos atletas mundias. Elas são de indispensável importância para que os eventos aconteçam, mas chama atenção quando se pensa na quantidade de materiais, como concreto, utilizados nessas construções. Confira, como elas são feitas.

Como são feitas as construções

No geral, todas as construções para as olimpíadas do Rio começaram com um planejamento bastante específico visando a atender critérios de segurança, praticidade, usabilidade, design e capacidade de pessoas. Além disso, todas as obras foram compartimentadas em tarefas menores e individuais, como a construção individual de cada parque ou arena relacionada a um esporte específico.

Em seguida, começaram as obras para preparar as fundações de todas as instalações. Além de incluir etapas,  como ajustes do solo, esta contou com a fundamental criação de estrutura, normalmente concretada.

Além do concreto, todas as construções também contam com materiais e ligas de altíssima tecnologia e qualidade e que visam não apenas à beleza das obras finais, mas também à maior durabilidade das construções. É por isso, por exemplo, que são utilizadas ligas leves ou materiais microligados para conseguir o máximo desempenho dentro de um orçamento padrão.

A central de concreto

Apesar de os materiais de alta qualidade serem utilizados em boa parte das construções, o concreto é considerado o verdadeiro denominador comum entre todas elas. Assim, para atender a essa grande demanda de material, nas obras das olimpíadas estão sendo utilizadas centrais de concreto que fornecem a quantidade necessária da matéria.

Uma delas foi instalada no Parque Olímpico com capacidade de produção de 305 mil metros cúbicos de concreto. Em horas, a taxa de produção é de 65 metros cúbicos para cada 60 minutos, com produção ininterrupta.

Com toda a capacidade dessa central de concreto é possível construir, por exemplo, cerca de seis estádios com capacidade para 50 mil pessoas. Em vez disso, o material foi, e está sendo utilizado, para concluir obras importantes para os diferentes centros de competições.

O complexo Ilha Pura, que abrigará a Vila Olímpica, é um exemplo da necessidade de central de concreto: só ele já havia consumido quase 400 mil metros cúbicos até 2014.  Já a Arena 1, que está finalizada, conta com mais de 47 mil metros quadrados de área construída e boa parte dela necessitou de concreto para a sua finalização.

Além disso, outras obras de mobilidade e infraestrutura também necessitaram e necessitam de concreto: a linha 4 do metrô, por exemplo, exige 120 mil metros cúbicos, enquanto as quatro linhas de BRT necessitam de 70 mil metros cúbicos. Com isso, mais do que apenas concreto estrutural as centrais de fornecimento desse material também oferecem outras opções, como concretos com propriedades térmicas ou especiais visando às conclusões das obras.

As construções para as olimpíadas do Rio usam, basicamente, concreto, tanto para a sua estruturação, quanto para a sua finalização a fim de garantir os resultados a tempo e dentro do orçamento. Com isso, o uso de centrais de concreto se transformou em uma realidade na cidade que a cada dia está mais pronta para receber os jogos.

Restou alguma dúvida de como essas construções são feitas? Comente e participe com a sua opinião. Aproveite para ler o post “Concretos especiais: 6 tipos que vão incrementar sua obra” e conheça quais as opções estão disponíveis para a sua obra.

 

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.