Meu Blog

Vantagens e características de uma casa sustentável

A população humana está em franco crescimento e demanda cada vez mais recursos do planeta. Assim, se fez necessário inovar a maneira como interagimos com o meio ambiente. Nesse cenário, começaram a ser desenvolvidos projetos de construção ecológicos, que priorizam o respeito ao meio ambiente. Uma casa sustentável é, atualmente, objeto de desejo de muitas famílias e o setor começa a ganhar força no Brasil.

Muitas empresas de engenharia e arquitetura já estão se especializando em construções sustentáveis. A tendência é que esse tipo de projeto ganhe relevância e visibilidade nos próximos anos. Para entender mais sobre o mercado promissor das casas sustentáveis, continue acompanhando este artigo.

O que é uma casa sustentável

Uma casa pode ser considerada sustentável quando seu projeto dá prioridade à otimização de recursos e garante que não sejam gerados impactos ambientais negativos durante a construção e durante o uso da residência. A casa sustentável é projetada, por exemplo, para fazer uso racional da água, para potencializar a utilização da luz natural e para consumir energia elétrica de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

Nas casas ecológicas, são utilizados materiais de origem comprovada e, muitas vezes, reciclados. Também existe uma preocupação para que os gases e emissões gerados sejam mínimos e que os sistemas de aquecimento ou refrigeração sejam tão naturais quanto possível.

Aspectos financeiros

Ao contrário do que muita gente pensa, uma casa sustentável não necessariamente tem um orçamento de construção maior que o de uma casa tradicional. As casas comuns costumam ter projetos mais acessíveis porque já têm um mercado estabelecido e são construídas em larga escala, mas uma casa sustentável pode ter custo de construção semelhante.

Alguns itens das casas sustentáveis, como o sistema de geração de energia solar, podem ter um custo inicial elevado, mas esses investimentos são recuperados em médio prazo. A casa é planejada para exigir menos manutenção e gastar menos material, mais um aspecto positivo no quesito financeiro. A economia de energia e água da casa sustentável em relação a uma casa comum é outro item que garante o excelente custo/benefício desse tipo de construção.

Tipos e Materiais

As casas normalmente se diferenciam pelo material utilizado. Além da utilização de materiais completamente sustentáveis, elas podem ser uma mistura de materiais clássicos e materiais alternativos, usados em conjunto para aperfeiçoar construções tradicionais. Os materiais mais comuns estão listados a seguir:

  • Madeira: deve possuir certificado de procedência e pode ser utilizada madeira reaproveitada de outras construções ou de pallets, por exemplo;
  • Bambu: é provavelmente o preferido das construções sustentáveis pela sua abundância, resistência e flexibilidade;
  • Tijolos ecológicos: existem vários tipos que podem ser feitos de terra, argila, lã, materiais orgânicos e pequenas quantidades cimento. São bons isolantes térmicos e acústicos.
  • Pedra: é um dos materiais de construção mais antigos e suas vantagens são a durabilidade e o custo relativamente baixo.

Independentemente do tipo, o projeto deve prever quantidades mínimas de material e o local de construção deve ser levado em conta. Dessa maneira, a casa sustentável terá uma arquitetura que harmoniza com o ambiente ao redor dela.

A manutenção de uma casa sustentável

O objetivo é que a casa exija pouca manutenção e, assim, produza menos lixo e resíduos. São utilizados materiais, tintas e acabamentos que têm maior durabilidade e, por isso, as casas ecológicas requerem manutenção com menos frequência do que uma casa comum.

A maior demanda de manutenção nas casas sustentáveis vem das áreas verdes que precisam ser cuidadas e protegidas contra pragas. Lembre-se de que a ideia é preservar mais e consumir menos e, portanto, a casa sustentável não deve ser completamente renovada frequentemente.

Construções ecológicas e sustentáveis são repletas de vantagens tanto ambientais quanto financeiras. Além de preservar a natureza, a casa ecológica pode gerar economia para a família. Gostou de ler sobre o assunto? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Posts Relacionados

Leave A Comment

Protected by WP Anti Spam
In spite of planning the stock for that fake rolex sale uptick sought after, this really is everything continues to be. That's not really especially astonishing, obviously. The initial rolex replica sale offered extremely rapidly actually prior to individuals understood it had been disappearing. Whilst right now you are able to nevertheless purchase a fresh replica watches that point is actually quickly vanishing and several sellers happen to be out of stock. This will be obtainable rolex replica however it is not not likely that the utilized 1 will definitely cost greater than a brand new 1 at some time later on. Make sure you call us in the event that you're thinking about obtaining one of these simple excellent replica watches. Not just perform all of us nevertheless possess some leftover.